1 de junho de 2011

Caminhada na Avenida Paulista

A Av. Paulista é a maior mais importante avenida de são Paulo. É um ponto comercial de negócios, onde também é possível realizar um passeio em um momento de lazer. Com largas calçadas, a av paulista oferece conforto a quem caminha por ela. Sua estrutura permite uma fácil locomoção com relação à mobilidade de todos, pois por toda sua extensão há piso tátil, inclusive na guia rebaixada que liga a calçada a avenida.

No dia 19 de março de 2011, junto com o professor Artur Vilas Boas, visitei com os alunos de Gestão de Turismo, Bacharelado de Turismo e Eventos esta grande avenida com o intuito de aprender a discernir o que acolhe bem ou não com relação a acessibilidade nas ruas e estabelecimentos, como restaurantes, bancos, prédios comerciais entre ouros locais. Na Avenida Paulista observamos alguns lugares com acessibilidade média, levando em consideração rampas de acesso, por exemplo, como é o caso do Conjunto Nacional. Observamos também a estrutura das calçadas, como em frente ao Masp, que não oferece um espaço adequado para a passagem devido o Espelho D'Água, que ocupa boa parte da calçada.

De acordo com Maria Cristina Gabrilli, em seu livro Acessibilidade, edifícios públicos de uso não residencial precisam oferecer acesso garantido a todos os usuários. Isto significa que todos os locais onde a entrada é permitida a quaisquer cidadãos deve estabelecer uma acessibilidade universal para que não haja constrangimento por parte de ninguém, seja usuário, visitante ou funcionário do local. Acessibilidade Universal tem como base o design universal, que trata do desenvolvimento de um estabelecimento com padrões e medidas que acolhe a todos, não importando as suas medidas corporais ou suas necessidades especiais.

O acesso a avenida paulista é bom, com estação de metrô equipada por elevador para cadeirante, além de muitas linhas de ônibus que passam pelo local. 



Jessica e eu em frente o Espeçho D'Água do Masp
Fonte: Thainan Almeida

Elevador Metrô Triano-Masp
Fonte: Simone Tiemy Barçanelli

Entrada Metrô Consolação
Fonte: Simone Tiemy Barçanelli

Conjunto Nacional
Fonte: Simone Tiemy Barçanelli

 Piso Tátil

Fonte: Simone Tiemy Barçanelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário